CREAS – CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
Por: Maria das Graças Silva
Bacharel em Direito formada pela UNIG de Itaperuna Rj no ano de 2007
Ex Coordenadora do CREAS de Itaperuna RJ 2017/2020
O CREAS atende pessoas que vivenciam situações de violência de Direitos , ou dentre outras situações, no caso se sofrer algum tipo de assédio, de discriminação ou abuso, bem como demandar cuidado em razão da idade ou deficiência.
Para ser atendido e assistido pelo CREAS o usuário não necessariamente precisa ter documento, essa falta não impede. Esse atendimento é gratuito ocorre de forma individual ou em grupo. É também atribuição do Equipamento ofertar informações para defesa de direitos como orientações sobre tais.
O CREAS faz parte da Proteção Social Especial, sendo assim quando os laços afetivos,comunitários estão rompidos ou existam situações envolvendo violação de direitos, conflitos, rupturas é preciso empregar medidas que possam promover a superação prevenindo o agravamento.
A equipe do CREAS conta com: Coordenação, assistentes sociais, psicologo, advogado, profissional de nível superior ou médio (para abordagem dos usuários) e auxiliar administrativo.
O CREAS apresenta uma atuação Protetiva. Existe todo um processo de referência, é subjetivo e demanda tempo , flexibilidade nas soluçoes, e acompanhamento familiar próximo e individualizado para que os serviços possam ser efetivados e monitorados para assegurar à qualidade e atenção que o caso merece.
Gostaria de ressaltar que o trabalho em rede é de Extrema importâcia para os usuários do CREAS.
OBS: Quem utiliza serviços da assistência são pessoas simples, por esse motivo fica aqui uma linguagem popular e não técnica o que seria demasiadamente desnecessário.
Ainda seguindo o estilo do blog Flávia Pires que é de informar da melhor maneira.
Maria das Graças Silva