O Fim da Ética do Caráter no Âmbito Comercial

Itaperuna 20 de abril de 2022

A Ética do Caráter ensina que existem princípios básicos para uma vida proveitosa, e que
as pessoas só podem conquistar o verdadeiro sucesso e a felicidade duradoura quando aprendem a
integrar estes princípios a seu caráter básico.

Dito isso, vamos discorrer sobre a ética do caráter no âmbito comercial, o que é corriqueiro no interior e não fica diferente quando se fala de Itaperuna.

Somos habituados a fazer consertos em um mesmo lugar, lavar nosso carro no mesmo local, irmos ao mesmo médico e até mesmo fazer nossas compras onde já sabemos a disposição dos produtos que queremos nas gôndolas.

Hoje não podemos mais ter hábitos e precisamos ficar cada vez mais atentos ao profissional muito honesto.

A visão básica do sucesso deslocou-se da Ética do Caráter para o que se poderia chamar de Ética da Personalidade.
O sucesso tornou-se mais uma decorrência da personalidade, da imagem pública, atitudes e comportamentos, habilidade e técnicas que lubrificam o processo de interação humana.

Esta Ética da Personalidade trilha dois caminhos básicos: um deles é o das técnicas nas relações públicas e humanas e o outro uma atitude mental positiva . Parte desta filosofia se exprime através de máximas por vezes válidas, como “Sua atitude determina sua altitude”, “Sorrisos conquistam mais amigos do que caras feias” e “A mente humana pode conquistar qualquer coisa que consiga conceber e acreditar”.
Outras práticas da abordagem personalista eram claramente manipuladoras, quase enganosas, encorajando as pessoas a utilizar técnicas que levassem os outros a gostar delas, ou a fingir interesse pelos hobbies alheios para arrancar o que pretendiam, ou a usar o “poder do olhar”
ou a intimidação para abrir caminho no mundo.

Blog Flávia Pires – Um Novo Jeito de Informar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *