Pelo quarto mês seguido, Caxias tem melhor taxa de emprego da Baixada
Itaperuna 05 de julho de 2021
Cidade é a segunda em número de contratações em todo o estado do Rio de Janeiro.
Pelo quarto mês consecutivo, a cidade da Baixada Fluminense obteve o melhor resultado em saldo de geração de empregos, de janeiro a maio deste ano, em toda a região. De acordo com dados da Plataforma Retratos Regionais, desenvolvida pela Firjan, Duque de Caxias tem um acúmulo de mais 2.638 empregos com carteira assinada gerados nesses cinco primeiros meses de 2021. Se for levado em conta o período de um ano, ou seja, desde junho de 2020, Caxias registra 5.586 empregos gerados, sendo considerado o segundo maior saldo positivo do estado (atrás apenas da capital).A alta vem sendo puxada pelo setor de serviços, que contratou 4,1 mil pessoas em um ano; seguido pelo comércio com 1,2 mil pessoas contratadas. Dentro do setor de serviços, a Alimentação foi quem mais contratou com 1.629 pessoas e o comércio varejista teve 916 empregados formais.
Em um ano, entre as atividades que mais perderam empregos em Duque de Caxias está o transporte rodoviário coletivo de passageiros (-1.874); fábrica de cabines, carrocerias e reboques para veículos (-1.002); e coleta de resíduos não-perigosos (- 410).“O Estado do Rio vive um momento importante de retomada da economia e a Baixada Fluminense acompanha essa tendência. Os projetos futuros na área de infraestrutura anunciados pelo governo vêm animando empresas e investidores, permitindo antever dias ainda mais promissores. Os efeitos dessas obras, que serão executadas com os recursos oriundos do leilão da Cedae, certamente vão aumentar a competitividade e a produtividade das indústrias e dos outros setores, induzindo o desenvolvimento socioeconômico do Rio de Janeiro”, analisou Carlos Erane de Aguiar, presidente da Firjan Nova Iguaçu e Região.
Já Roberto Leverone, presidente da Firjan Caxias e Região, compartilha opinião semelhante.
“O atual cenário socioeconômico do estado do Rio e do país apresenta novos desafios para empresas, governantes, instituições públicas e cidadãos. Com o progresso no estímulo aos negócios, aos empreendimentos industriais e na geração de emprego e de renda, toda a sociedade será beneficiada, inclusive a Baixada Fluminense”, destacou.
Fonte: O Dia