Notícias Gerais

Contrato de resíduos sólidos NÃO inclui poda e recolhimento de galhos, ao contrário do que foi alegado pela secretária de obra do município de Itaperuna

Itaperuna 07 de fevereiro de 2025


O contrato de resíduos sólidos com a empresa Plural contempla a limpeza de sarjeta (escoadouro para as águas das chuvas que nas ruas e praças, beira ao meio fio das calçadas) e rastelagem( ato de varrer ou levantar algo com um rastelo ou vassoura) e NÃO contempla poda e recolhimento de galhagem

Hoje a secretária de obra do município de Itaperuna Mônica Alceno gravou um vídeo em resposta a uma matéria feita por este blog. Relembre abaixo:

No vídeo Mônica tenta justificar o recolhimento de galhos de poda por um caminhão contratado para serviços de resíduos sólidos urbanos. No entanto, uma análise detalhada do contrato mostra que essa justificativa não se sustenta, tento em vista que o OBJETO DO CONTRATO SÃO SARJETAS E RASTELAGENS.

O contrato em questão prevê exclusivamente a limpeza de sarjetas e rastelagem, não incluindo poda e recolhimento de galhagem. Essa é uma distinção fundamental, já que, conforme estabelecido pelas cortes de controle desde 2017, não é permitido cumular serviços de poda e recolhimento de galhos com a coleta de resíduos sólidos urbanos.

A tentativa de justificar o uso do caminhão para uma finalidade que não está prevista no contrato levanta questionamentos sobre como os serviços contratados estão sendo executados e fiscalizados. Afinal, se há um contrato específico para esse tipo de coleta, por que um veículo destinado a outro serviço está sendo utilizado?

O vídeo com a alegação pode ser conferido abaixo para que o leitor tire suas próprias conclusões!

Vídeo retirado da rede social de Mônica Alceno
Contrato retirado do Portal de Transparência

Diante da polêmica e afirmação de Mônica, entramos em contato com o ex-secretário de Obras, Alexandre da Autoescola, que esclareceu que, na gestão passada, o serviço era realizado de forma correta e legal, respeitando a separação dos contratos. Uma empresa era responsável pela poda de árvores e pelo recolhimento de galhos, enquanto outra cuidava exclusivamente da coleta de resíduos sólidos, como sempre foi feito na cidade de Itaperuna.

O prefeito Nel e o Vice prefeito Jair Neto prezam por transparência e por clareza ao povo itaperunense, não corroboram de forma alguma com tentativa de desinformar o seu povo!

OBS: A secretária Mônica cita a imprensa e comete a gafe de não enviar o video a imprensa, desprezando o trabalho sério e responsável.

O PREÇO DA LIBERDADE É A ETERNA VIGILÂNCIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *