Proliferação de Pernilongos Preocupa Moradores de Itaperuna

Itaperuna 14 de setembro de 2024

Nos últimos dias, nossa redação no Blog Flávia Pires tem sido procurada por moradores de diferentes bairros de Itaperuna, solicitando que seja dada visibilidade à crescente infestação de pernilongos na cidade. Um comentário compartilhado em um grupo de WhatsApp por uma munícipe resume o sentimento de muitos: “Os pernilongos estão tão grandes e atacam ferozmente tanto de dia quanto à noite”, gerando incômodo e preocupação.

A principal queixa dos moradores é a ausência de ações preventivas, como o uso do carro fumacê, uma medida tradicional para controlar a proliferação desses insetos. Nem mesmo repelentes têm sido suficientes para conter os ataques constantes.

Em resposta, o Secretário Municipal de Saúde de Itaperuna, Marcelo Poeys se pronunciou sobre o tema e esclareceu a situação:

“O carro fumacê está circulando normalmente nas áreas onde há registros de casos de Dengue, Zika e/ou Chikungunya. Vale ressaltar que o uso do fumacê segue normas do Ministério da Saúde, já que o produto utilizado é um veneno que pode ser nocivo à saúde humana e animal, por isso tem limitações de aplicação. Além disso, o fumacê elimina apenas a fêmea do mosquito Aedes aegypti, não tendo efeito sobre o pernilongo comum, o ‘Culex’. A proliferação do Culex se deve ao tempo seco e à falta de chuvas, que favorecem sua reprodução.”

O secretário ainda alertou que, caso o fumacê esteja passando por uma determinada área, isso significa que há registros de doenças como Dengue, Zika e/ou Chikungunya na localidade. “Toda a população dessa área deve se preocupar e redobrar os cuidados, dedicando pelo menos 10 minutos à inspeção de suas casas e eliminando possíveis focos de água parada, que são propícios para a reprodução do Aedes aegypti”, reforçou o secretário.

Enquanto as autoridades seguem com as medidas cabíveis, a população deve também fazer sua parte, fiscalizando quintais e terrenos, e eliminando possíveis criadouros de mosquitos.

Agora, queremos saber de você, leitor do Blog Flávia Pires: Você também está passando por essa situação? Os pernilongos têm sido um problema no seu bairro? Participe nos comentários e compartilhe sua experiência. Juntos, podemos dar ainda mais visibilidade a essa questão de saúde pública que afeta tantos moradores de Itaperuna!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *