ATUALIZAÇÃO:Fila Quilométrica e Descaso: Eleitores em Itaperuna Esperam por Horas para Tirar Título de Eleitor
Itaperuna 08 de maio de 2024
Hoje marca o último dia para se registrar como eleitor, mas em Itaperuna RJ, interior do Rio de Janeiro, a espera tem sido desafiadora e desumana para muitos. Uma fila que se estende por todo um quarteirão se tornou o símbolo de uma situação que reflete não apenas a urgência de se exercer o direito ao voto, mas também um evidente descaso por parte dos funcionários do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) local.
Entre os rostos exaustos e as vozes cansadas na fila, há uma história que chama a atenção para a falta de consideração pelas necessidades especiais dos cidadãos. Uma jovem com deficiência e sua avó de 75 anos foram obrigadas a enfrentar horas de espera sob o sol escaldante, enquanto aguardavam para tirar o título de eleitor.
Onde está a prioridade para aqueles que mais precisam dela? Essa é a pergunta que ecoa entre os que testemunham a cena. A jovem, incapaz de permanecer em pé por longos períodos, teve que improvisar uma solução, pedindo emprestada uma cadeira do Rio Previdência para que ela ( Deficiente física) pudesse sentar no corretor enquanto sua avó ( idos) pudessem ficar em pé na fila.
Enquanto a legislação brasileira garante direitos às pessoas com deficiência, como atendimento prioritário em serviços públicos, a realidade na fila do TRE de Itaperuna mostra uma falha gritante na implementação dessas medidas.
Diante desse cenário, fica evidente a necessidade urgente de uma ação por parte das autoridades eleitorais para garantir que todos os cidadãos, independentemente de suas circunstâncias, possam exercer seu direito ao voto de maneira digna e respeitosa. Enquanto isso, aqueles que aguardam pacientemente na fila continuam a esperar, na esperança de que sua voz seja ouvida e sua necessidade atendida.
ATUALIZAÇÃO :
Não se trata de descaso dos servidores, Flávia. Estamos trabalhando cerca de 15h por dia nessa última semana. Porém, embora o cadastro esteja aberto para atualizações cadastrais desde novembro de 2022, a grande maioria aguarda o prazo final para fazê-lo. É impossível que três kits biométricos e cinco computadores atendam a demanda de tantos eleitores. Todavia, garantimos aos que estão na fila as 19h o atendimento, ficando no cartório madrugada a dentro.
Bom ressaltar que a biometria não é obrigatória para as eleições de 2024 e muitos enfrentam a fila só porque querem fazer, sem qualquer obrigação para que possam exercer o direito de voto.
ATUALIZAÇÃO:
Não se trata de descaso dos servidores. Estamos trabalhando cerca de 15h por dia nessa última semana. Porém, embora o cadastro esteja aberto para atualizações cadastrais desde novembro de 2022, a grande maioria aguarda o prazo final para fazê-lo. É impossível que três kits biométricos e cinco computadores atendam a demanda de tantos eleitores. Todavia, garantimos aos que estão na fila as 19h o atendimento, ficando no cartório madrugada a dentro.
Bom ressaltar que a biometria não é obrigatória para as eleições de 2024 e muitos enfrentam a fila só porque querem fazer, sem qualquer obrigação para que possam exercer o direito de voto.
A servidora relatou ainda não ter como fazer a triagem na fila e sim ter que aguardar a entrada no cartório para se colocar o eleitor na prioridade.
Brasileiro deixa tudo para última hora , semana passada tava tranquilo , nos 3 últimos dias os brasileiros resolvem ir , normal , todo ano eleitoral a mesma coisa é o povo não muda , tinham tantos dias para ir , mas querem passar por isso no último ou últimos dias !!