Caso Robinho: Brasil nega extradição do jogador brasileiro para a Itália após condenação de estupro
Itaperuna 04 de novembro de 2022
Constituição não prevê que cidadãos brasileiros sejam extraditados, mas atacante ainda poderá cumprir pena no País
Após pedido da Justiça italiana, o Brasil negou a extradição de Robinho para a Itália, por condenação de estupro, em decisão anunciada nesta quinta-feira. O atacante foi julgado e condenado a nove anos de prisão por estupro de uma mulher albanesa em 2013, quando atuava no Milan. Robinho tentou firmar um contrato com o Santos antes do seu julgamento, mas o clube voltou atrás depois de sofrer pressão da torcida.
A informação desta quinta é da agência de notícias italiana Ansa. A recusa da Justiça brasileira em extraditar Robinho se deve ao Artigo 5 da Constituição do Brasil, que não permite a extradição de cidadãos brasileiros. No entanto, a Itália ainda pode pedir que o atacante cumpra sua pena no seu país.
No início de outubro, a Justiça italiana pediu a extradição de Robinho e de seu amigo Ricardo Falco – ambos condenados por estupro -, quase nove meses depois da confirmação da sentença do jogador pela Suprema Corte do país, última instância na Itália.
Apesar de Robinho poder cumprir a pena no Brasil, essa possibilidade é dificultada pelo Código Penal. A sentença estrangeira só é aplicada no Brasil em duas situações: a primeira é pela reparação de danos e a segunda, pela homologação para efeitos de tratados. No começo do ano, o Estadão informou que a Justiça da Itália preparava um pedido de extradição do jogador brasileiro.
Aos 38 anos, Robinho não entra em campo por uma partida oficial desde 2020, quando defendia o Istambul Basaksehir, da Turquia. O jogador chegou a ser anunciado pelo Santos em outubro daquele mesmo ano, mas a contratação foi cancelada após pressão da torcida e de patrocinadores por causa do processo por estupro.
Em 2022, o atacante utilizou suas redes sociais para declarar apoio à reeleição de Jair Bolsonaro na disputa contra Luiz Inácio Lula da Silva. Em seu Instagram, Robinho postou fotos em alusão ao número 22, do candidato à reeleição.
Terra Brasil Notícias