Quem dá entrada em pedido de benefício do INSS pode ter acesso ao processo pela internet; confira como fazer

Itaperuna 16 de maio de 2022

O segurado que pede a concessão ou a revisão de um benefício ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode ter acesso a todo o histórico de seu requerimento, como a carta de concessão (em caso de aceitação do pedido) e o detalhamento do processo. Os dois documentos são importantes para que a pessoa confira se todos os seus meses de contribuição foram considerados pelo órgão e se a renda mensal foi calculada de forma correta. Ainda é possível saber qual foi a conclusão do servidor responsável pela análise. Se houver erro, pode-se pedir uma revisão.

No caso de negativa, o interessado também pode checar a justificativa, o que facilita caso a pessoa queira contestar a decisão do INSS via recurso.

A presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Adriane Bramante, orienta os segurados a estarem atentos para não sofrerem perdas. Num caso a que o EXTRA, o detalhamento do processo mostrou que, no momento da concessão da aposentadoria, a segurada não teve computados quatro meses de recolhimento, o que pode ter impactado o valor a receber.

A trabalhadora, de 55 anos, já havia atingido o tempo mínimo de contribuição previdenciária (30 anos) antes da reforma da Previdência em 2019, mas optou por continuar trabalhando e recolhendo. Em novembro de 2021, ela requereu a aposentadoria (concedida pelo sistema de pontos, mais vantajoso), mas o benefício não foi liberado de imediato. Foi concedido somente em abril deste ano, cinco meses depois. Por e-mail, ela foi informada pelo INSS de que o pedido foi aceito e, agora em maio, a carta de concessão já estava disponível no portal Meu INSS.

Ao checar o processo, porém, a trabalhadora viu que os quatro meses de contribuição não foram contabilizados, e que os valores atrasados — devidos pela demora na concessão — não foram liberados. Segundo Adriane Bramante, para que o INSS reconheça esses meses e pague os atrasados, o ideal é pedir uma revisão da aposentadoria:

— Tem que entrar com pedido de revisão para manter a data originária do benefício (novembro de 2021). O INSS vai revisar e pagar atrasados.— No Meu INSS no ícone “consultar pedidos” escolha o pedido concluído e clique em “baixar processo”. Uma cópia em PDF será criada e o segurado pode salvar no computador, tablet ou celular para conferir — explica Adriane.

Extra

Blog Flávia Pires – Um Novo Jeito de Informar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *