Secretaria de Saúde de Itaperuna divulga lista dos nomes das próximas pessoas que receberão a vacina contra o covid-19
Itaperuna 01 de fevereiro de 2021
Para dar continuidade ao Plano Municipal de Vacinação, transparência dos atos e ampla divulgação dos nomes das próximas pessoas (dentro do primeiro grupo prioritário) que receberão a vacina contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde divulga a primeira lista com os 432 nomes cadastrados no formulário online, conforme divulgado na semana passada. Seguindo o calendário, o profissional de saúde vai até às unidades cadastradas para aplicarem a vacina.
A lista se encontra no site da Prefeitura de Itaperuna, www.itaperuna.rj.gov.br, onde será atualizada e divulgada semanalmente.
O critério usado para a seleção dos grupos foi: para os profissionais de Saúde, valendo da maior idade para a menor, comorbidade/número de comorbidades e exposição na linha frente dos trabalhos contra a pandemia. No caso de Idoso e Deficiente Físico, estabeleceu a maior idade e comorbidade/número de comorbidade.
De acordo com a Secretaria, todo cadastramento, selecionado ou não, será enviado ao Ministério Público do Estado para fins de acompanhamento e transparência, não se responsabilizando pelas informações contidas no cadastramento, sendo a comprovação de inteira responsabilidade do cadastrado. A pessoa selecionada que não comprovar qualquer dado declarado (referente a idade, deficiência, morbidade ou profissão ativa) implicará na cessão ao próximo do mesmo. Os cidadãos idosos e deficientes físicos que se enquadram nas características estabelecidas pelo Segundo Manual Técnico receberão a visita da equipe volante devidamente identificada nas datas divulgadas. Ainda de acordo com a Secretaria, o cadastro pelo Google Forms ficará disponível até o fim da campanha, podendo ser interrompido temporariamente para atualização ou contabilização de dados.
Por entender a grande vulnerabilidade de pessoas acamadas e cadastradas, e acompanhadas pela Estratégia Saúde da Família (ESF) do município, o grupo de trabalho definiu o seguinte critério para a vacinação:
- 10 Vacinas por Unidade Básica de Saúde – UBS – para idosos acima de 90 anos e acamados
- 10 Vacinas por Unidade Básica de Saúde – UBS – para preenchimento do formulário formsus.