Historia de Armação dos Búzios
Itaperuna 31 de janeiro de 2021
A Historia e Origem e como Búzios se tornou famosa
A região de Búzios e Cabo Frio era habitada pelos ínidos Tupinambás até o início do século 17. Uma série de fatos levaram ao povoamento do local, e finalmente à sua transformação no que hoje é um dos mais famosos destinos turisticos do mundo para quem está em busca de sol, praia e mar.
Entretanto, até a metade dos anos de 1960, era uma vila de pescadores, com poucas casas, mas destacando-se pela beleza da natureza no local.
A era das invasões corsárias francesas até o domínio pela Coroa Portuguêsa
Ainda no século 16, em 1502, ano do descobrimento do Brasil, navegadores Portugueses passaram pelo local e região. Na métade deste mesmo século a Baia de Guanabara foi ocupada por uns 20 anos por uma legião de Franceses, que a ocuparam sem utilizar a bandeira da França, com a intenção de ocupar a área e criar uma colônia chamada de França Antartica. Os franceses foram derrotados definitivamente em 1567, quando então, em termos práticos ocorreu a fundação da Cidade do Rio de Janeiro, após batalha contra os franceses vencida por Mem de Sá, então Governador Geral do Brasil e Estácio de Sá seu sobriho e capitão incumbido da fundação da Cidade.
Embora derrotados, os corsários franceses (uma espécie de piratas mas com aval da coroa de seu respectivos paises) continuaram a visitar a área de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios, quando negociavam com os índios Tupinambás, levando Pau-Brasil para a Europa. Podemos entender então que, os primeiro habitantes da área de Búzios eram os Tupinambás, vulgarmente chamados de “Tamoios”.
Por volta de 1618, os Franceses foram novamente derrotados pelos Portugueses com a ajuda dos índios Goytacazes, e definitivamente expulsos da área. Como resultado desta guerra, os Tupiniambás que eram aliados dos Franceses, ou morreram ou fugiram da área. E segundo muitas fontes, a maioria deles foram praticamente exterminados.