É falso que títulos de eleitor de pessoas com mais de 70 anos estejam sendo cancelados pela Justiça Eleitoral, como alega um post que viralizou no Twitter desde a noite de ontem (24).
Itaperuna 14 de abril de 2022
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) desmentiu a alegação em nota divulgada em seu site hoje (25). O voto para esta faixa etária é facultativo (opcional) e, por causa da pandemia de covid-19, quem não foi às urnas em 2020 poderá votar normalmente nas eleições deste ano. “Estão cancelando [o] título de quem tem mais de 70 anos!?
Certidão negativa Cartório eleitoral, diz que não devo nada. Mas no rodapé da pág. diz ‘inscrição cancelada’! Mais de 70 anos deve verificar se está tudo em ordem com seu título Milhões [de] aposentadas podem votar [em] Bolsonaro”, diz o post checado, cuja grafia foi preservada aqui. Até o meio da tarde de hoje, a publicação tinha mais de 1,5 mil compartilhamentos e 3,7 mil curtidas no Twitter.
A lei eleitoral só prevê o cancelamento do título para quem não votar três vezes seguidas e não pagar a multa pela ausência ou não se justificar em até seis meses depois da última eleição a que deveria ter comparecido. No entanto, segundo a resolução 23.659 do TSE, de outubro de 2021, isso não se aplica a quem tem direito ao voto facultativo — como os eleitores maiores de 70 anos.
O blog Flávia Pires fez a pesquisa e o título do cidadão TGF, se encontra regular como mostra a imagem abaixo:
Blog Flávia Pires – Um Novo Jeito de Informar