Notícias Gerais

Líderes políticos do mundo todo se reúnem no Paraguai e alertam sobre censura e perseguição política

Itaperuna 16 de maio de 2025

Enquanto a política vive tempos turbulentos em diversos países, um grupo de líderes cristãos se reuniu de 14 a 17 de maio, em Assunção, no Paraguai, para mandar um recado ao mundo: é hora de levantar a voz em defesa da fé, da liberdade e da democracia. O encontro, chamado Summit of Nations for Peace and Reconciliation, reuniu políticos, pastores, juristas e jovens lideranças de todos os cantos do planeta.

O Brasil esteve presente com nomes como o jurista Jean Regina, o professor Thiago Vieira e o vereador carioca Rafael Satiê (PL). Durante o evento, eles participaram de mesas de diálogo, orações interdenominacionais e sessões sobre liberdade religiosa, ética pública e o papel da juventude na política.

Na quinta-feira (16), Satiê subiu ao palco para abordar o tema “Liberdade de expressão e ética digital na era da IA”, destacando os riscos de decisões judiciais que comprometem a liberdade de opinião no Brasil e a perseguição a vozes conservadoras.

“Hoje, no Brasil, tem gente com medo de falar. Opinar virou crime. Viemos aqui para dizer que isso não é normal. Liberdade de expressão é sagrada”, destacou.

A cúpula contou com a presença de autoridades como Raúl Latorre, presidente da Câmara de Deputados do Paraguai, Salma Agüero, ministra da Juventude do Paraguai, e Gerardo Amarilla, ex-presidente da Câmara dos Deputados do Uruguai. Também estiveram presentes líderes religiosos e parlamentares da Índia, Bolívia, Quênia, Argentina, Rússia, Estados Unidos e Burkina Faso.

O evento foi promovido pelo movimento internacional Parlamento & Fé, e teve como foco inspirar uma nova geração de líderes públicos cristãos, promover a reconciliação entre povos e defender valores como liberdade, justiça e paz.

“Integramos uma rede de líderes pelo mundo que luta pela verdade, pela paz e pela liberdade. A verdade atravessa fronteiras — e quem tem fé não se cala”, cravou Satiê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *