URGENTE: Insegurança nas ruas e omissão do poder público preocupam moradores de Itaperuna
Itaperuna 10 de abril de 2025
A população de Itaperuna tem demonstrado crescente preocupação com a falta de segurança nas ruas da cidade. Em relatos enviados à redação do blog, leitores expressam temor diante da presença constante de pessoas em situação de rua, principalmente em locais movimentados como a Beira Rio e os sinais de trânsito no Centro.
“Em cada sinal que a gente para, tem um vendedor de paçoca. Será que são realmente trabalhadores e honestos? Será que vamos ter que ficar à mercê dessa situação?”, questiona um morador, que também cobra ações efetivas do poder público. “Será que as autoridades estão vendo isso? Será que há alguma estratégia para lidar com essa realidade?”, desabafa.
Outro leitor relata o desconforto crescente da população: “Hoje cedo, eu ia te mandar mensagem a respeito dos moradores de rua que têm ficado constantemente na Beira Rio. Agora, muita gente está relatando que eles estão incomodando as pessoas no centro da cidade também. E agora há pouco, vejo os stories da Thais… um absurdo o rumo que nossa cidade está tomando!”
A indignação também se volta à gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social. Segundo um dos leitores, “a secretária só aparece nas redes sociais com fotos e vídeos. Mas e as políticas públicas? Cadê o trabalho real com essa população em situação de rua? Será que já não está na hora de trocar? Como foi feito com a de Educação?”
O tom de indignação é unânime entre os relatos, e reflete a sensação de abandono sentida por muitos itaperunenses. A ausência de políticas públicas de acolhimento, segurança e ordenamento urbano vem deixando a população vulnerável — tanto os que vivem nas ruas, quanto aqueles que nelas circulam diariamente.
O que os cidadãos pedem não é repressão, mas ações concretas, planejamento, e acima de tudo, respeito ao direito de todos viverem com dignidade e segurança. A cidade pede socorro — e espera que o poder público, finalmente, ouça esse grito.