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Usuários de CRAS em Itaperuna são Prejudicados por Práticas Desatualizadas no Processo de Solicitação do Vale Federal

Itaperuna 10 de fevereiro de 2025

Em Itaperuna, uma situação tem gerado confusão e desconforto para os usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) que buscam o Vale Federal. Embora a nova legislação determine que a solicitação do benefício seja realizada exclusivamente por meio do CRAS, muitos cidadãos continuam sendo orientados a se dirigir à Fundação Leão XIII, contrariando as normas estabelecidas.

A Realidade no CRAS: Usuários têm sido encaminhados de um serviço para outro, sem a devida orientação clara, configurando o que se pode chamar de um verdadeiro “ping-pong” entre o CRAS e a Fundação Leão XIII. Esse desencontro de informações gera um transtorno considerável para as pessoas que dependem do benefício, muitas vezes comprometendo o tempo e a paciência dos cidadãos, que se veem sem respostas concretas.

A secretária de Assistência Social, Amanda da Aidê já tem conhecimento da situação, mas, até o momento, as práticas equivocadas de encaminhamento para a Fundação Leão XIII persistem. Apesar de já ter sido informada sobre a necessidade de mudança no procedimento, parece que a orientação ainda não foi repassada de maneira eficaz para a equipe do CRAS.

Consequências para os Usuários: Essa falha na comunicação e no direcionamento adequado dos usuários está prejudicando principalmente as famílias de baixa renda, que, muitas vezes, têm dificuldades em acessar serviços essenciais. O erro de orientação tem causado frustração e, em alguns casos, a demora no recebimento do Vale Federal, um benefício vital para muitas famílias.

O que Precisa Ser Feito?

É urgente que a Secretaria de Assistência Social adote medidas para corrigir essa falha e oriente adequadamente a equipe do CRAS. Isso incluiria garantir que todos os servidores estejam cientes da mudança legal e instruí-los a seguir corretamente o processo de solicitação do Vale Federal. Os usuários precisam ser atendidos de maneira clara e eficiente, sem o risco de serem encaminhados para órgãos errados.

Em um momento de grande necessidade para a população de Itaperuna, a comunicação precisa ser clara e os processos, bem estruturados. Os cidadãos merecem ser tratados com respeito e dignidade, e a Secretaria de Assistência Social tem o dever de garantir que a implementação das novas normas seja feita de forma efetiva e sem mais prejuízos aos usuários do CRAS.

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