Fogos de artifício no Cristo Redentor de Itaperuna desrespeitam lei municipal
Itaperuna 16 de fevereiro de 2025
Na noite do último sábado (15), moradores de Itaperuna registraram em vídeo um espetáculo de música e fogos de artifício no Cristo Redentor, localizado no Morro do Castelo. O caso gerou repercussão, pois a cidade possui a Lei Municipal nº 1.099, de 12 de setembro, que proíbe a soltura de fogos de artifício.
O Cristo Redentor, um dos principais pontos turísticos do município, está sob responsabilidade da Prefeitura de Itaperuna, mas, segundo a Secretaria de Turismo, o evento não foi promovido pela administração municipal e não contou com qualquer autorização oficial. Além disso, a pasta acredita que não houve autorização por parte da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Segurança, do Corpo de Bombeiros ou do 29º BPM.
“As forças de segurança e de postura do município foram alertadas sobre o ocorrido e esperamos que a situação não se repita. Não temos conhecimento sobre quem organizou o evento ou o responsável pelos fogos. Recomendamos à população que informe as forças de segurança sempre que presenciar alguma violação da lei, seja no Cristo Redentor ou em qualquer outro local”, declarou o Secretário de Turismo Robson Júnior.
O episódio levanta questionamentos sobre a fiscalização e o cumprimento da legislação municipal. Até o momento, não há informações sobre os responsáveis pelo evento. A Secretaria de Turismo também reforçou a importância do respeito e da preservação do patrimônio público, destacando que essa é uma responsabilidade de toda a população.
Aguardamos mais esclarecimentos das autoridades competentes sobre as medidas a serem adotadas diante do ocorrido.
Veja o vídeo abaixo: