Coleta de lixo é interrompida mais uma vez em Itaperuna
Itaperuna 12 de fevereiro de 2025
![](https://i0.wp.com/flaviapires.net.br/wp-content/uploads/2025/02/1001429435.jpg?resize=461%2C1024&ssl=1)
Na manhã desta quarta-feira, moradores de Itaperuna foram surpreendidos pela paralisação da coleta de lixo no município. O serviço, que já havia sido interrompido em outras ocasiões, inclusive na gestão anterior, foi suspenso novamente, gerando transtornos para a população e também para o trabalhadores (os laranjinhas).
Diante da situação, buscamos esclarecimentos junto à Plural, empresa responsável pelo serviço. Tentamos contato via WhatsApp com o encarregado da empresa, o senhor Renato, mas não obtivemos resposta até o fechamento desta matéria. Também fomos até o galpão da Plural, localizado no bairro Niterói, onde encontramos o local fechado e sem movimentação.
Para entender o motivo da paralisação, procuramos a Prefeitura Municipal de Itaperuna, através da Secretaria de Obras. A secretária da pasta, Mônica, nos informou que o pagamento do serviço não foi realizado até o momento devido à falta de documentação por parte da empresa. Segundo a prefeitura, o recurso financeiro para a quitação está disponível na conta do município, mas a empresa não havia apresentado todas as certidões exigidas para o pagamento.
De acordo com o servidor Matheus, a certidão pendente era a Certidão da União, que tem um prazo de validade de três meses. Ainda dentro desse prazo, a empresa poderia trabalhar normalmente. No entanto, ao ser consultada no sistema, a certidão já constava como irregular, indicando débitos pendentes.
Matheus também explicou que, ao final de dezembro, a empresa recebeu os pagamentos referentes aos serviços prestados até o dia 26. Entretanto, os cinco dias restantes do mês não foram faturados, mesmo representando um valor considerável. Com a virada do ano, a expectativa era de que, no dia 1º de janeiro, a empresa desse entrada na medição desses dias pendentes para viabilizar o pagamento. No entanto, isso não aconteceu.
A população aguarda uma solução para o impasse, enquanto o lixo segue acumulando nas ruas. Seguimos acompanhando a situação e traremos atualizações assim que houver novos desdobramentos.
Ressaltamos que a atual empresa é a mesma que prestou serviço para a gestão passada.