Agricultores de Itaperuna Relatam Atraso nos Pagamentos do PNAE
Itaperuna 18 de fevereiro de 2025
Agricultores da agricultura familiar de Itaperuna, município do noroeste do estado do Rio de Janeiro, enfrentam dificuldades financeiras devido ao atraso no pagamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). De acordo com relatos enviados por um agricultor da cidade os pagamentos não são realizados desde setembro do ano passado, o que tem gerado um grande impacto econômico para os produtores locais.
“Estamos passando um grande aperto, já não sei mais o que fazer. Muitos agricultores estão com dívidas de mais de 100 mil reais“, afirmou o agricultor, que pediu para não ser identificado por temer represálias.
O PNAE tem como prioridade a aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, mas, segundo os relatos, o mercado tem sido priorizado enquanto os agricultores não recebem os valores devidos. A situação tem gerado indignação entre os trabalhadores rurais, que dependem dos recursos para sustentar suas famílias e manter suas atividades.
Em busca de uma solução para o impasse, entramos em contato com o secretário interino de Educação, Thiago Lopes. Segundo o secretário, ele realizou uma reunião com uma representante da classe agrícola, onde foi discutida a situação e uma possível resolução. No entanto, quando questionado sobre qual foi a solução acordada, Lopes afirmou que os agricultores deveriam procurar a representante para obter mais informações, já que, até o momento, ela não havia compartilhado os detalhes da reunião com os produtores.
A situação segue indefinida, e os agricultores aguardam um posicionamento mais claro sobre quando poderão receber os pagamentos devidos e sobre como o PNAE será regularizado.
O preço da liberdade é a eterna vigilância