Fim da discriminação em hospitais: lei garante igualdade de atendimento para pacientes do SUS e particulares

Itaperuna 31 de dezembro de 2024

FAÇA VALER SEU DIREITO!

Foi sancionada pelo governador Cláudio Castro a Lei 10.648/2024, que estabelece igualdade de atendimento em hospitais conveniados com o poder público. De autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar, a legislação proíbe qualquer distinção no tratamento entre pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), planos de saúde ou particulares.

A partir de agora, todos os novos contratos entre o governo estadual ou prefeituras e hospitais conveniados deverão incluir cláusulas que impeçam a separação de recepções ou áreas de espera com base no tipo de atendimento. Os contratos já existentes terão o prazo de um ano para se adequarem às novas regras.

“Não cabe tratamento desigual. A separação de áreas ou recepções cria constrangimento e discriminação. Se o hospital atende pelo SUS, todos os pacientes devem receber a mesma atenção”, destacou o deputado Rodrigo Bacellar.

A medida é vista como um avanço na luta por uma saúde mais equitativa e humanizada, garantindo que todos os pacientes, independentemente da modalidade de atendimento, tenham acesso aos mesmos padrões de qualidade e respeito nas unidades de saúde conveniadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *