EXCLUSIVO:Relatório Revela – Saúde de Itaperuna em Colapso com Falta de Insumos e Abandono de Unidades”

O Blog Flávia Pires obteve, com exclusividade, trechos de um relatório elaborado pela equipe de transição do prefeito eleito de Itaperuna, Emanuel Medeiros (Nel), que será divulgado integralmente em 1º de janeiro de 2025. O documento revela um cenário alarmante na Secretaria de Saúde do município, destacando o estado de abandono de serviços essenciais, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Posto de Urgência (PU).

As visitas “in loco” realizadas pela equipe de transição identificaram um desabastecimento crítico de insumos e medicamentos indispensáveis para salvar vidas. Pacientes têm enfrentado longas esperas por atendimento adequado, agravadas pela falta de infraestrutura e leitos nas unidades de saúde. Casos como o de M. D. P., que aguardava transferência para um hospital com melhores condições, ilustram a gravidade da situação.

Além disso, relatos de pacientes que precisam adquirir até mesmo soro para serem atendidos evidenciam a precariedade dos serviços oferecidos. A gestão atual, sob o comando do prefeito Alfredão, tem sido alvo de críticas pela falta de ações efetivas para resolver os problemas na saúde pública municipal.

O prefeito eleito Nel, juntamente com seu vice, Jair Neto, e o futuro secretário de saúde, Sávio Saboia, já manifestaram preocupação com a situação e destacaram a necessidade de medidas urgentes para reverter o quadro atual. Entre as propostas do novo governo está a melhoria das infraestruturas das unidades de saúde, com foco na qualidade do atendimento oferecido à população.

A divulgação completa do relatório em janeiro deverá trazer mais detalhes sobre as condições encontradas e as ações planejadas pela nova administração para enfrentar os desafios na área da saúde em Itaperuna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *