Eles juram que estão eleitos outros juram que serão o vice
No cenário político em Itaperuna-RJ, é comum encontrar candidatos que, mesmo antes das eleições, se autoproclamam vitoriosos, utilizando um discurso de confiança e certeza sobre o resultado. Alguns até mesmo afirmam que estão eleitos antes mesmo de contabilizados os votos, alimentando seus próprios egos e buscando criar uma narrativa de inevitabilidade ao redor de suas candidaturas.
Por outro lado, há os que, com igual convicção, se colocam como potenciais vices em alguma chapa, prometendo apoio e lealdade aos seus colegas de partido ou coligação. No entanto, quando percebem que não serão escolhidos para tal posição, muitas vezes reagem com frustração e indignação, revelando um lado menos nobre de seus egos políticos.
Essas atitudes, embora façam parte do jogo político, evidenciam a complexidade das relações de poder e as nuances do ambiente eleitoral. Egos inflados e expectativas não correspondidas são apenas alguns dos ingredientes dessa arena competitiva, onde vencer é tão importante quanto manter uma imagem de sucesso e poder.
O PREÇO DA LIBERDADE É A ETERNA VIGILÂNCIA