Saúde Mental é foco no Janeiro Branco em Eugenópolis-MG
Itaperuna 27 de janeiro de 2024
Na última terça-feira (23), Eugenópolis foi palco de uma importante discussão sobre a saúde mental, conduzida pelo Psicólogo do CAPS I, Wesper Martins, durante uma entrevista na rádio 104FM. A Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo ações em alusão ao Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental, o psicólogo Wesper abordou a crucial necessidade de priorizar o cuidado psicológico e destacou sua importância na busca pelo bem-estar mental.
Ao longo da entrevista, Wesper Martins enfatizou a relevância de destinar atenção à saúde mental, promovendo o autoconhecimento das próprias emoções e enfrentar os desafios emocionais, buscando o suporte necessários. Discutindo temas como prevenção, acesso a serviços de apoio psicológico e desmistificação do estigma associado à saúde mental, o psicólogo reforçou a importância de trazer o tema para o centro das conversas cotidianas.
O Psicólogo destacou o papel fundamental do CAPS como referência em Saúde Mental, oferecendo tratamentos diversificados, incluindo acompanhamento psicológico, grupos terapêuticos e atividades promotoras de saúde. Ele destacou que a busca por ajuda não se limita ao CAPS, incentivando a desmistificação desse processo e ressaltando a disponibilidade de diversas opções de tratamento.
A Coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Eugenópolis, Rúbia Rosa, comentou a entrevista enfatizando o papel da rede no combate ao adoecimento mental. “A prevenção ao adoecimento é parte do nosso compromisso com a saúde do município. Neste mês, buscamos ampliar nossas propostas em saúde mental, para levar mais informação e cuidado para nossos usuários”, declarou.
Em um contexto em que a saúde mental ganha cada vez mais espaço nas agendas sociais, eventos como esse se tornam fundamentais para ampliar a conscientização e promover ações concretas em prol do cuidado emocional da comunidade. Encerrando suas considerações, Wesper deixou uma mensagem aos ouvintes, incentivando a reflexão sobre a importância do cuidado com a saúde mental e a busca por apoio quando necessário.
Por Clique Noroeste