Educação em Itaperuna abre matrícula para alunos que desejam ingressar na Escola em Tempo Integral
Itaperuna 20 de janeiro de 2024
Prazo vai até 26 de janeiro. Pela primeira vez, novo modelo será implementado em três escolas da cidade. Reunião no começou do mês alinhou detalhes do novo modelo, como horários e estratégias pedagógicas.
.A Secretaria Municipal de Educação em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, abriu período de matrículas para alunos que desejam ingressar no programa Escola em Tempo Integral, modelo de ensino que será oferecido, pela primeira vez, em três escolas públicas da cidade, são elas:
- E. M. CIEP Brizolão Henriett Morineau;
- E. M. CIEP Henriett Amado;
- E. M. Humberto de Campos.
As inscrições seguem até o dia 26 de janeiro. Os interessados devem ir diretamente na escola desejada, portando os documentos necessários. O horário de atendimento vai das 8h às 12h.
Documentos e informações necessárias para a matrícula:
- 01 foto 3×4
- Xerox da Certidão de Nascimento legível
- Histórico Escolar ou Declaração de Transferência
- Ficha Avaliativa ou Registro de Observações (se for 1º Ano)
- Xerox da Carteira de Identidade e CPF do aluno (se tiver)
- Xerox da Carteira de Identidade e CPF dos pais ou responsável
- Xerox do Cartão de Vacina atualizado
- Xerox do Cartão Nacional do SUS
- Xerox do Cartão do Bolsa Família
- Comprovante de residência
- Assinatura do Responsável nos documentos da escola
- Certidão de casamento, se for o caso
- Telefones
Reunião discutiu novo modelo
No começo deste mês, houve uma reunião para discutir a implementação do projeto, como a definição de horários, atividades extracurriculares, cardápio da merenda e estratégias pedagógicas.
Nas escolas municipais CIEP Brizolão Henriett Morineau e CIEP Henriett Amado, o modelo integral vai atender as turmas do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental.
Já a E. M. Humberto de Campos vai contemplar as turmas do 1°, 2° e 5° ano do Ensino Fundamental.
Escola em Tempo Integral
O Programa Escola em Tempo Integral foi sancionado pelo presidente Lula (PT) no dia 31 de julho de 2023. E este vai ser o primeiro ano letivo com o modelo implementado na cidade de Itaperuna.
O objetivo do programa, ao ser lançado, era aumentar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral na educação básica ainda no ano de 2023, com um investimento de R$ 4 milhões.
Antes do programa, em 2021, o percentual de escolas em tempo integral no país era de 22,4%, segundo o Relatório de Monitoramento das Metas do PNE de 2022. Quanto ao percentual de matrículas nesse modelo estava em 15,1%.
Com o Programa Escola em Tempo Integral, o objetivo é alcançar a meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE).
📝 Meta 6 do PNE: Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.