Defesa Civil de Itaperuna se reúne com prefeito, secretários e Corpo de Bombeiros para alinhar estratégias após forte chuva que caiu na cidade, nesta terça-feira.
Itaperuna 16 de novembro de 2022
A Secretaria de Defesa Civil e Ordem Pública de Itaperuna se reuniu, na manhã desta quarta-feira, dia 16 de novembro,na sede da Secretaria, com o prefeito Alfredo Paulo Rodrigues Marques, o Alfredão, com secretários e Corpo de Bombeiros para alinhar as estratégias de trabalho após a forte chuva que caiu na noite de ontem, no município.
Além do secretário da pasta, Aloísio Freitas da Luz, o Major Luz, participaram da reunião a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Martha Valéria Esposti, o secretário de Governo, Alideide Secunho, o comandante do Corpo de Bombeiros, Ten. Cel. Gustavo Lestayo Figueiredo, secretário de Obras, Alexandre Pereira da Silva, comandante da Guarda Civil Municipal, Fabiano Garcia e o deputado federal eleito, Murillo Gouvêa.
“Nossa reunião foi para alinharmos as estratégias de trabalho no que tange a assistência dos nossos munícipes e garantir segurança, principalmente nos locais de maiores riscos. Recebemos uma chuva que não estava prevista e isso já é normal nesse período de fim de ano na cidade. Toda nossa equipe está atenta acompanhando e analisando os dados metereológicos para informar à população, além de alguns agentes já estarem nas ruas realizando vistorias em locais de possíveis deslizamentos”, disse Major Luz.
“Toda a equipe da Prefeitura está organizada para atender as demandas após essas chuvas, como alojamentos com estrutura, caso seja necessário, e limpeza de ruas. Estamos atualizando as informações a todo tempo e, por isso, pedimos à população que fique atenta às notícias para os próximos dias, pois é um período chuvoso em que sempre atravessamos”, disse o prefeito Alfredão.
Na noite desta terça-feira, Itaperuna recebeu cerca de 100 milímetros de chuva no período de cinco horas, quando o esperado era de 40 milímetros. Com essa pancada de chuva à noite, diversas ruas ficaram alagadas. Duas avenidas – Senador Sá Tinoco (Beira Rio), no Centro, e Prefeito Orlando Tavares, na Cehab, ficaram interditadas, por conta do transbordo do Rio Muriaé e do Valão da Cehab, respectivamente.
As equipes de limpeza da Secretaria de Obras já estão em diversos pontos retirando lama, entulhos e lavando as vias. O transporte público não foi afetado e as escolas mantêm as aulas normalmente. Até o final desta manhã, a Defesa Civil recebeu quatro chamados, onde os agentes já estão realizando as vistorias.
Para esta quarta-feira, a Defesa Civil informou que são esperados cerca de 50 milímetros de chuva, mas orienta a população que fique atenta aos riscos para qualquer eventualidade.
As solicitações podem ser feitas pelo whatsapp da Defesa Civil é (22)3824-6334 ou pelo 193, do Corpo de Bombeiros.