Varre Sai-RJ: Caminhar sobre as brasas da fogueira combina fé com ciência
Itaperuna 29 de junho de 2022
O ritual mais comum da região acontece há mais de 40 anos na Festa de São João, em Varre e Sai -RJ.
As celebrações mais comuns no Brasil envolvem músicas típicas do Nordeste, onde ocorre o maior número de festas juninas e as mais famosas. Bolo de fubá, canjica, pipoca, rapadura, pinhão, quentão são alguns dos componentes do cardápio festivo. No entanto, um símbolo mais quente e luminoso faz a alegria das pessoas e esquenta o ambiente: a fogueira de São João.
Pouco antes da meia-noite, um aglomerado de brasas de quase um metro de altura é espalhado com o auxílio de uma enxada por um benzedor.
Os pequenos pedaços de madeira ainda vermelhos e superaquecido formam uma fina camada num grande círculo. O ritual de oração é feito pelo benzedor, juntamente com água benta .Depois de alguns minutos, de pés descalços e calça arregaçada, o primeiro a passar é quem preparou tudo. “Viva São João”, fala em voz alta. Em seguida, muitos corajosos e fiéis fazem fila para caminhar pelo braseiro.
A tradição reúne visitantes curiosos que nunca viram o fato diante dos próprios olhos. Há os que fazem questão de assistir a passagem pelas brasas, na madrugada do dia 24 de junho, a cada ano. É uma atração curiosa, comemorativa e se transforma em programa cultural para várias pessoas e famílias.
Abaixo, o Sr. João de Varre Sai foi o primeiro a passar.
Blog Flávia Pires – Um Novo Jeito de Informar