França terá Macron e Le Pen no 2º turno e esquerda pode assegurar vitória ao atual presidente
Itaperuna 11 de abril de 2022
Pesquisa revelada neste domingo (10) pela TV 5 Monde, minutos após a confirmação do segundo turno das eleições presidenciais na França, mostra que o presidente Emmanuel Macron seria reeleito com 54% dos votos contra 46% de Mariene Le Pen.
Em seu discurso após a apuração das urnas, Macron disse que nada está ganho e que os próximos dias serão decisivos para o futuro da França e da Europa.
“Não se engane, nada acabou. O debate que teremos na próxima quinzena é decisivo para o nosso país e para a Europa. Queremos uma França independente porque é forte economicamente, ecologicamente, agrícola e culturalmente?”, questionou.
Macron também falou que quer uma França forte para os seus, mas que não deixe de acolher os estrangeiros. “Quero uma França que faça parte de uma Europa forte, não uma França que deixe a Europa apenas com o internacional de populistas e xenófobos como aliados”.
Os candidatos de esquerda, derrotados na eleição, devem apoiar Macron no segundo turno.
Anne Hidalgo, socialista que foi prefeita da Peris e não cnseguiu passar no primeiro turno, pediu votos para o atual presidente do país, Emmanuel Macron, contra a candidata de extrema-direita, Marine Le Pen: “peço a vocês com seriedade que votem contra a extrema direita de Marine Le Pen usando a cédula de Emmanuel Macron”, declarou, de acordo com o jornal francês Le Figaro.
Jean Lux Mélenchon, da extrema esquerda, não teve a mesma grandeza, mas ainda assim, embora não dito que votará em Macron, deixou claro que em Le Pen não votará de jeito nenhum.
Agenda do Poder
Blog Flávia Pires – Um Novo Jeito de Informar