Consulta de valores a sacar do FGTS começa amanhã. Confira como saber o saldo

Itaperuna 07 de abril de 2022

Os trabalhadores com carteira assinada que tenham contas ativas e inativas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) vão poder consultar na sexta-feira (dia 8) quanto vão retirar do fundo no próximo dia 20, quando estarão liberados os saques emergenciais de até R$ 1 mil do FGTS. É importante destacar que o valor a ser liberado vai depender do saldo que cada pessoa possui no fundo, considerando a soma dos valores disponíveis de todas as suas contas do FGTS. E quem tem direito ao saque? Todos os trabalhadores que tenham pelo menos R$ 1 mil no FGTS.

O pagamento começa no dia 20 de abril e vai até 15 de junho, e vai seguir o mês de nascimento do trabalhador. Quem perder a data terá até 15 de dezembro de 2022 para realizar a retirada. Os primeiros a receber são os nascidos em janeiro, a partir de 20 de abril. Quem nasceu em fevereiro vai poder sacar o dinheiro em 30 de abril.

O dinheiro vai ser disponibilizado automaticamente na conta do trabalhador na conta Caixa Tem. A Caixa adverte que o trabalhador que não quiser fazer o saque extraordinário do FGTS deverá acessar o aplicativo FGTS ou se dirigir a uma das agências do banco para informar que não quer receber o crédito.

E mesmo que o dinheiro esteja na Conta Poupança Social Digital, o trabalhador poderá optar pela anulação do crédito automático, por meio dos mesmos canais, até 10 de novembro de 2022. Outra opção é não mexer no valor liberado para que o recurso retorne corrigido à conta do FGTS, depois de 15 de dezembro de 2022.

Após o crédito dos valores na conta poupança social digital, será possível pagar boletos e contas ou utilizar o cartão de débito virtual e QR code para fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos, por meio do aplicativo.

O valor também poderá ser transferido para outras contas bancárias. O cliente pode realizar transações por meio do pix, além de efetuar saque nos terminais de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas. O trabalhador que não quiser fazer o saque extraordinário do FGTS deverá acessar o Aplicativo FGTS ou se dirigir a uma das agências do banco para informar que não quer receber o crédito.

Extra

Blog Flávia Pires – Um Novo Jeito de Informar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *