A questão da fumaça tóxica no lixão de Itaperuna-RJ

Itaperuna 01 de abril de 2022

A pelo menos três semanas estamos recebendo ligações, mensagens via WhatsApp, imagens e vídeos de munícipes de Itaperuna.

O blog fez contato com o secretário de ambiente, Sérgio Zampier que nos informou a ciência das queimadas e também disse da dificuldade em conter o fogo com água, que já havia mandado vários caminhões pipas mas sem obtenção de êxito. Nos garantiu que estaria resolvendo o quanto antes.

Imagens feitas, hoje, por leitor do blog mostram uma densa fumaça causada por focos de incêndio no lixão na estrada da Vargem Alegre, próximo ao bairro São Matheus.

Morador relata que:

… moro na vinhosa é só empreendedor aqui no bairro e nós estamos vivendo novamente o que vivemos em 2015/16, nós entramos com uma ação no Ministério Público, fizemos abaixo – assinado para tentar fechar o lixão de Itaperuna. Na época o Ministério Público se manifestou, pediu o fechamento e ficou fechado por alguns meses, mas como no Brasil tudo é uma bagunça, eles reabriram novamente. Até então, não tinha feito queimadas, as queimadas estão acontecendo há umas três semanas, retomamos a espirar na vinhosa, vale do sol, boa fortuna e São Mateus. Isso é hoje, uma situação de risco para saúde, nós estamos respirando diariamente fumaça de lixão. Precisamos pressionar as instituições fiscalizadoras afim de nos ajudar no combate desse lixão.”

Após essa última denúncia, fizemos contato com o secretário de Urbanismo, Alexandre da Auto Escola que prontamente nos respondeu, dizendo da ciência do problema e também das diversas maneiras que estavam se movendo e estudando o melhor meio de sanar o problema, que hoje já existe no local maquinários para a solução e que até após o almoço estará tudo resolvido. Na oportunidade nos convidou para irmos juntos até o local, com a presença no secretário Sérgio Zampier.

Alexandre, ressaltou a importância da harmonia entre as secretárias e o empenho da ambas para melhor atender à população itaperunense.

Blog Flávia Pires – Um Novo Jeito de Informar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *