Santa Maria Madalena pode se tornar “Cidade das Estrelas”

Itaperuna 15 de dezembro de 2021

Conhecida por ter um dos melhores climas do Brasil, Santa Maria Madalena, na região serrana fluminense, pode também ganhar, em breve, o título de “Cidade das Estrelas”. Aprovado na Alerj, nesta terça-feira (14.12), o projeto de lei 5109/2021, de autoria do deputada Adriana Balthazar (Novo), concede o título ao município e autoriza o Poder Executivo a realizar campanhas para fomentar o turismo local pela qualidade do céu para observação dos corpos celestes. O governador Cláudio Castro tem até 15 dias para vetar ou sancionar a nova lei.

Santa Maria Madalena abriga o Parque Estadual do Desengano, que cumpre rigorosamente o controle da poluição luminosa (provocada pela iluminação artificial) de forma a proteger e fomentar a realização de atividades de pesquisa e turismo ligadas ao campo da Astronomia. A partir de trabalho conjunto realizado entre o município e o Instituto Estadual do Ambiente – INEA, o Parque receberá, nos próximos meses, a certificação internacional de Dark Sky Park, expedida pela Dark Sky Association, tornando-o, assim, o primeiro especializado em observação das estrelas do Brasil.

“Esse título é a realização de um projeto idealizado há anos para tornar a cidade uma referência nacional em pesquisa na área de Astronomia, fomentando o turismo e gerando emprego e renda para o município”, ressaltou a deputada Adriana Balthazar.

Esta semana, a Alerj também votará outro projeto de autoria da deputada que inclui no calendário de datas comemorativas do Rio de Janeiro a “Semana Estadual do Astroturismo”, autorizando o Poder Executivo a realizar, todos os anos, na semana posterior à primeira lua nova de setembro, ações para divulgar os locais e atrações voltadas ao turismo e à pesquisa de observação astronômica do Estado.

ALERJ

Blog Flávia Pires – Um Novo Jeito de Informar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *