Fatos, Fotos e Vídeos

Itaperuna 06 de dezembro de 2021

Os fatos, fotos e vídeos ensejam um aprendizado curioso.

“Bola da vez” é alusão que se faz ao jogo de sinuca cujas regras definem a sequência das bolas a serem encaçapadas e eliminadas sem possibilidade de retornarem ao jogo. Assim está acontecendo.

Por enquanto! É exatamente esse pouquinho de cada vez que gera a tranquilidade vivenciada . “É pelas beiradas que se come o mingau”, diz o provérbio português. A versão brasileira sugere mais apreensão ainda: “Mingau quente se come devagar e pelas beiradas”!

O dito popular, nas duas versões, visa ao enfrentamento de situações cujo deslindamento não se vislumbra em futuro próximo, mas que é viável se houver persistência. Pelas beiradas e devagarinho, chega-se a um objetivo, conclui-se um trabalho. Pelas beiradas, ardilosa e sutilmente, se vencem as resistências e as objeções. Simula-se uma versão ou uma necessidade.

No primeiro exemplo a perseverança reconhece a adversidade, mas ensina a resistir no caminho a ser feito “pelas beiradas”, para atingir a meta a ser construída. Aqui o caminhar lento não acontece na surdina. De outro modo a pertinácia é obstinada ao desafio de vencer. O ritmo lento do percurso é na verdade um ardil para não ser visto nem lembrado. E se alguma ação passar despercebida, haverá um despiste emoldurado em propósitos ditos éticos e inquestionáveis.

Qual das versões, a portuguesa ou a brasileira, se encaixaria melhor nessas interpretações? Agora, o importante mesmo é perceber que o Jogo está sendo muito bem jogado e consumido pelas beiradas, mostrando como é que se faz, diretamente ou fazendo vista grossa, para aquiescer aos abusivos interesses de amadores.

Para ver isso nem precisa pesquisar notícias antigas, basta olhar as redes sociais.

Blog Flávia Pires – Um Novo Jeito de Informar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *