Empresários de Itaperuna-RJ Debatem Prioridades da Região Noroeste para Regulamentação do Fundo Soberano
Itaperuna 03 de dezembro de 2021
A proposta do encontro é ouvir autoridades e à sociedade sobre investimentos que ampliem a cadeia produtiva e gere desenvolvimento econômico e social.
A Alerj promove nesta sexta-feira (3) , encontro com autoridades e setores da economia da região noroeste para apresentar o Fundo Soberano. O evento está sendo realizado no teatro Firjan/Sesi em Itaperuna-Rj, teve início as 10h e encerrará às 13h mediado pelo Presidente do Parlamento Fluminenes, Deputado André Ceciliano/PT em respeito às regras sanitárias o debate é restrito a convidados, está sendo transmitido ao vivo pela TV Alerj (canais 10.2 UHF e 12 Net) e também pode ser acompanhado no Youtube.
A Emenda Constitucional 86/21, que criou o Fundo Soberano, foi aprovada em junho deste ano. Ele é uma aplicação financeira que estabelece uma reserva com recursos dos excedentes de royalties e participações especiais do petróleo.
O objetivo é o que o fundo financie projetos estruturantes, que atraem novos investimentos, diversifiquem a cadeia produtiva e gerem emprego e renda. A ideia é discutir o futuro do Estado para além dos royalties de petróleo, a proposta é discutir investimentos estruturantes para o desenvolvimento do Estado, a hora é de planejar o estado de forma a diversificar a nossa base produtiva, hoje muito dependente do petróleo, afirma Ceciliano. O debate que acontece nesse momento em Itaperuna-Rj envolve os Municípios de Aperibé, Bom Jesus de Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São Jose de Ubá e Varre Sai, os municípios de Cardoso Moreira e São Fidelis, do Norte Fluminense foram incluídos no evento pela proximidade geográfica.
A região noroeste tem o menos PIB entre as oito regiões de governo do Estado do Rio de Janeiro, mas tem como vocações e potencialidades à agropecuária, a produção de rochas ornamentais e um potente complexo econômico industrial de saúde (CEIS).
A alerj já promoveu as discussões do Fundo com as prefeituras de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica, com nove municípios da região Norte e outros doze do médio paraíba.
Blog Flávia Pires – Um Novo Jeito de Informar