Concurso PMERJ 2022: governador anuncia edital para soldados
Itaperuna 14 de dezembro de 2021
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, informou nesta segunda-feira, 13, sobre a realização de um novo concurso para Polícia Militar (PMERJ) em 2022. O anúncio foi feito durante a formatura de 400 soldados.
De acordo com Castro, no próximo ano ocorrerá a reabertura de concursos PMERJ para soldados, cujo último edital foi publicado em 2014.
A carreira de soldado tem como requisitos: o ensino médio completo e idade de 18 a 30 anos. Também é preciso ter altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens e possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.
Os aprovados recebem inicialmente R$3.452,55. O regime de contratação é o estatutário, com estabilidade.
Desde 2019, um novo concurso para soldados da PMERJ está em pauta pelo governo do Estado. O então secretário de Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo, informou que a intenção é abrir 2 mil vagas para o cargo.
“Finalizando a chamada dos aprovados do concurso de 2014, é a intenção do Governo do Estado promover concursos de 2 mil policiais por ano”, destacou Figueredo.
O que trava a realização de um novo concurso é a chamada de todos os remanescentes da seleção de 2014. Nesta segunda-feira, 13, aconteceu a formatura de 400 soldados, que ingressaram no curso de formação no ano passado.
A solenidade de formatura ocorreu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e contou com a presença do governador Cláudio Castro e com o atual secretário da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.
Concurso PMERJ 2014: próxima chamada será no dia 23
De acordo com o governador Cláudio Castro, a próxima chamada de aprovados no concurso PMERJ 2014 será realizada no dia 23 de dezembro. Eles serão convocados para as aulas no Centro de Formação de Praças.
No último dia 7, o governador autorizou que a Polícia Militar (PMERJ) inicie o procedimento administrativo para chamada de 568 aprovados no último concurso para soldados.
A partir da formatura de mais 400 soldados, o Centro de Formação terá espaço e capacidade para receber os novos convocados. Tais chamadas serão possíveis pelo Decreto nº 47.585, de 26 de abril deste ano.
Esse Decreto estabeleceu o provimento máximo de 2107 em vários órgãos, sendo 700 na Polícia Militar. Desse total,100 são para oficiais (nível superior) e 600 para soldados (nível médio).
“O policial militar é patrimônio do Estado do Rio de Janeiro. Investir na sua formação, na infraestrutura da corporação e em melhores condições de trabalho é obrigação do governo. Parabéns aos formandos pela conquista depois do trabalho árduo na Academia e bom trabalho na defesa da sociedade fluminense”, disse o governador.
Com os formandos desta segunda-feira, 12, o CFAP atinge a marca de quase 1.500 novos policiais formados em 2021.
“Eles ingressaram em uma legião de 45 mil homens e mulheres que se ocupam a servir e proteger a sociedade, garantindo o direito de ir e vir das pessoas com destemor, competência e dignidade”, disse o coronel Luiz Henrique Marinho Pire.
Agenda do Poder
Blog Flávia Pires – Um Novo Jeito de Informar