Ao completar 5 anos de prisão, Cabral contrata novo advogado e muda a estratégia de defesa
Itaperuna 17 de novembro de 2021
A contratação do renomado criminalista paulista Daniel Bialski injetou novo ânimo na família de Sérgio Cabral, que nesta quarta-feira, 17 de novembro, completa cinco anos de prisão. Único político ainda preso no Rio no âmbito da operação Lava Jato, o ex-governador pleiteia a progressão de regime para prisão domiciliar. Cabral acumula pena de mais de 380 anos.
Com Bialski, a estratégia da defesa foi totalmente alterada. Faz parte do passado a tentativa de avanço através de delações e denúncias. Não será impossível, até mesmo, uma carta do ex-governador se retratando de situações descritas em sua delação à Polícia Federal.
NOSSA OPINIÃO
- Ainda que tenha cometido malfeitos, atos de corrupção, algo parece errado na dosimetria da punição do ex-governador. Não se pode retirar a perspectiva de recuperação do acusado, sob pena de se aplicar uma espécie de condenação à morte não prevista na legislação brasileira. Casos como o de Cabral deveriam ser submetidos a rigoroso confisco de patrimônio e bens e a uma pena que possibilite, ao menos, esperança ao acusado.
- Condenar a 380 anos, como fez o super juiz Marcelo Bretas, parece mais uma exibição de truculência judicial do que um ato racional de punição, determinado pela relação de causa e efeito dos fatos julgados.
Fonte: Agenda do poder
Blog Flávia Pires – Um Novo Jeito de Informar