ENQUANTO ISSO EM ITAPERUNA/RJ ALGUNS QUEREM CALAR A BOCA DE JORNALISTA

Itaperuna 08 de outubro de 2021

Nobel da Paz vai para jornalistas Maria Ressa e Dmitri Muratov, por esforços para defender a liberdade de expressão.

Em aceno à importância da imprensa e da informação, prêmio escolhe filipina e russo que trabalham para fazer frente a governos de Rodrigo Duterte e Vladimir Putin.

O Prêmio Nobel da Paz de 2021 foi concedido aos jornalistas Maria Ressa, das Filipinas, e Dmitri Muratov, da Rússia, por seus esforços para salvaguardar a liberdade de imprensa e de expressão em seus países, “uma condição para a democracia e a paz duradouras”. A homenagem, interpretada como um endosso à importância do trabalho jornalístico de modo geral, foi anunciada durante uma cerimônia em Estocolmo nesta sexta-feira.

A decisão do Comitê Norueguês do Nobel, organização responsável pelo prêmio anual, foi considerada surpreendente, mas já se especulava que os vencedores pudessem ser pessoas ou organizações que buscam garantir a liberdade de imprensa, diante da proliferação de informações falsas e de ataques contra veículos e jornalistas. O objetivo, afirmou a presidente do Comitê, Berit Reiss-Andersen, é “reforçar a importância de proteger e defender” direitos básicos:

— O jornalismo livre, independente e embasado por fatos serve para proteger contra abusos de poder, mentiras e propagandas de guerra. O Comitê Norueguês do Nobel está convencido de que a liberdade de expressão e a liberdade de informação ajudam a garantir um público bem informado — disse Reiss-Andersen. — Esses direitos são pré-requisitos cruciais para a democracia e protegem contra guerras e conflitos.

Fonte: https://oglobo.globo.com/mundo/nobel-da-paz-vai-para-jornalistas-maria-ressa-dmitri-muratov-por-esforcos-para-defender-liberdade-de-expressao-1-25229291

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *