SAIBA O QUE FOI O PROGRAMA RIO RURAL
Itaperuna 20 de setembro de 2021
O programa Rio Rural, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, já beneficiou mais de 45 mil produtores familiares em 373 microbacias de 78 municípios fluminenses, com incentivos para a adoção de práticas sustentáveis, harmonizando a produção de alimentos e a recuperação ambiental. Os números foram apresentados nesta quinta-feira (22/3), durante evento no Palácio Guanabara em comemoração ao Dia Mundial da Água. O programa exitoso, realizado em parceria com o Banco Mundial, já é também responsável pela proteção de 8.390 nascentes nas áreas rurais.
– Este é um programa que tem colhido resultados efetivos, com números muito expressivos. Queremos dar continuidade ao Rio Rural para que todo o trabalho alcançado até agora tenha prosseguimento e siga fazendo a diferença na vida dos nossos produtores – afirmou o governador Luiz Fernando Pezão.
Segundo o secretário da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Christino Áureo, o Rio Rural tem se consolidado como referência, inclusive para organizações como a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), ao incentivar a produção rural sustentável. Já foram investidos US$ 180 milhões na iniciativa desde 2007.
– O alcance deste programa fez com que a produção do pequeno agricultor familiar tivesse escala. Os produtos primários foram transformados em produtos industrializados com bastante valor agregado. O Estado do Rio é hoje o segundo maior produtor de cachaça do Brasil, o segundo maior produtor de flores de corte, e também somos destaque na produção de orgânicos no país. E uma das contrapartidas é a preservação da água – disse Christino Áureo.
De acordo com o secretário de Agricultura, Jair Bittencourt, está prevista a aplicação este ano de cerca de R$ 120 milhões pelo programa em projetos individuais e coletivos.
– É um grande orgulho celebrar o programa Rio Rural – ressaltou o secretário de Agricultura.
Principais resultados alcançados
373 – microbacias trabalhadas em 78 municípios fluminenses
9.351 – projetos ambientais implantados com foco direto na gestão de recursos hídricos
48.261 – subprojetos (saneamento, produção sustentável e infraestrutura)
45.394 – agricultores familiares beneficiados
1,5 milhão – de hectares de terras sob sistemas de produção melhorados
Programa estimula ações sustentáveis no interior
SEQUESTRO DE CARBONO E SERVIÇOS AMBIENTAIS
O Rio Rural busca ampliar as possibilidades de captação de recursos para que os produtores possam desenvolver seus projetos ambientais e produtivos sustentáveis, através do investimento de agentes públicos e privados. Além de apoiar as associações locais na elaboração de projetos, o programa participa da formulação de políticas de remuneração dos agricultores que ajudam a preservar o ambiente.
Nesse sentido, um estudo em parceria com a FAO demonstrou que as práticas incentivadas contribuem para neutralização do carbono emitido nas atividades agrícolas, comprovando que a metodologia de microbacias hidrográficas é uma alternativa viável para mitigar os efeitos do aquecimento global e, ao mesmo tempo, promover a geração de renda e desenvolvimento rural.
O programa Rio Rural estimula ainda a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) nas propriedades rurais, a partir de atividades de conscientização junto aos produtores.
EMPREENDEDORISMO RURAL SUSTENTÁVEL
O programa estimula a formação de grupos produtivos rurais, com foco na autogestão das associações e adoção de boas práticas. Isso é feito por meio de projetos coletivos, que têm apoio técnico e financeiro, para desenvolver as diversas cadeias agrícolas, incluindo também pequenas agroindústrias familiares e artesanato.
METODOLOGIA DE TRABALHO EM MICROBACIAS E BOA GOVERNANÇA
O Rio Rural atua em microbacias hidrográficas, ou seja, espaços geográficos formados por redes de córregos e rios que abastecem as cidades. Nestes locais, vivem famílias rurais que utilizam os recursos naturais para seu sustento e para produção de alimentos. O trabalho em microbacias possibilita o fortalecimento das comunidades.
BIODIVERSIDADE
Uma das inovações do Rio Rural é a conservação da biodiversidade, integrada ao processo de desenvolvimento e geração de renda. Para isso, o programa realiza, em parceria com universidades e ONGs, estudos e levantamentos sobre a biodiversidade em fragmentos florestais e sua importância para a economia agrícola.
Fonte: Governo aberto.gov
OBS: Fizemos contato com o Deputado Jair Bittencourt via wattsapp que nos informou que:
“- Esse programa não tem mais;
Era do banco mundial com Estado;
Era de prioridade pra região Noroeste e Serrana.”
O deputado continuou quando foi perguntado o porquê Itaperuna não ter sido contemplada.
“O Rio rural acabou mesmo;
Temos outros;
… e todos serão atendidos.”
Perguntamos ainda quais seriam os outros e pedimos ao Deputado que pedisse a sua assessoria para nós informar.
Estamos no aguardo para voltar e trazer a resposta para você produtor rural.