Aulas na rede municipal de ensino de Guapimirim voltam integralmente no dia 9 de agosto – Assim que se faz

Itaperuna 03 de agosto de 2021

Aprenda…

As aulas tinham retornado apenas para algumas turmas como um teste, por conta da pandemia

EM Castro Alves - Foto: divulgação/Arquivo
EM Castro AlvesFoto: divulgação/Arquivo

O Diaredacao@odia.com.brPublicado 02/08/2021 15:43 | Atualizado 02/08/2021 15:44Guapimirim – As aulas presenciais, de modo integral, na rede municipal de educação de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, já têm data prevista de retorno: na próxima segunda-feira (9/8).“Depois de 16 meses sem aulas presenciais integrais, estaremos retornando no dia 09/08, porém antes teremos uma Jornada Pedagógica, buscando a preparação dos nossos professores para esse novo e desafiador momento”, informou a Secretaria Municipal de Educação numa rede social.

O cronograma inicial previa a completa volta às aulas já a partir de hoje (2). Em vez disso, os professores estão participando de uma jornada pedagógica em diferentes escolas e creches para fazer o planejamento das atividades. O recesso escolar teve início no último dia 16 de julho.Conforme divulgado por O Dia, as aulas presenciais na rede municipal tinham sido retomadas parcialmente no sistema híbrido (presencial e online), no último dia 21 de junho, em algumas escolas para as turmas do Pré-Escolar ao 5º ano, do 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foi feito um revezamento para evitar a lotação nas salas e, assim, garantir o cumprimento de medidas sanitárias como o distanciamento social, por exemplo, por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19) que assola o Brasil e o mundo. Durante uma semana, um grupo de alunos estudava diretamente do colégio, enquanto que outra parte, de casa. E na semana seguinte ocorria o inverso.

O retorno parcial serviu como um período de testes e ajustes para avaliar os potenciais riscos para alunos, professores, diretores, merendeiras e faxineiras. Por enquanto, não se soube de nenhum caso de contágio decorrente da volta das atividades semipresenciais.A volta às aulas está sendo possível graças ao fato de os profissionais de educação estarem se vacinando e o município estar classificado na bandeira amarela no mapa de risco da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Os dados mais recentes, divulgados nessa sexta-feira (30/7), reforçam que Guapimirim se mantém nessa posição. Na prática, isso significa que o risco de contrair a doença é baixo.

O ensino presencial tinha sido suspenso em março de 2020, por conta da pandemia. Guapimirim já contabilizou desde então 5.494 casos confirmados e 176 óbitos.

Fonte: O Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *