Novo local de vacinação contra o covid-19 em Itaperuna RJ

Itaperuna 08 de junho de 2021

Hoje aconteceu pelo segundo dia a vacinação no poliesportivo e o blog Flávia Pires foi até o local para verificar como estava o funcionamento.

Aproveitamos a oportunidade para conversar com o jurídico da saúde Adriana Levone e com a chefe do administrativo do Raul Travassos Simone Tinoco sempre atenciosa conosco e disponível para tirar qualquer dúvida.

Na chegada já visualizamos uma boa sinalização, o drive-thru ainda precisa passar por umas adaptações que ao meu ver é questão de adequação, as triagens estão muito bem divididas, os profissionais todos muito educados e atenciosos com a população, cadeiras com espaços como manda o protocolo, dois bebedouros de água dentro do ginásio e um do lado de fora para a população.

A vacinação para quem tem algum tipo de comorbidade está em 48 anos e para pessoas sem morbidades está em 60 anos.

Perguntamos o motivo da demora para sair a faixa etária dos 60 anos de idade e foi nos explicado que:

” No Município de Itaperuna temos 4 faculdades, 4 cursos técnicos da área de saúde, temos um hospital com muitos funcionários e que a diferença dos demais Municípios é essa demanda, que aqui eles ficam muito tranquilos no que tange a D2 que seria a segunda dose, diante de toda essa demanda eles deixam a população itaperunense mais calma e tranquila com relação a segunda dose!”

Explica ainda a coordenadora da vacinação Josiane, que se uma pessoa sem comorbidade nenhuma, e como exemplo, tenha 58 anos e for vacinada, o município poderá responder por processo judicial.

Que é encaminhado para o e-Sus, todos os dias através de planilhas os dados que são coletados pela triagem como CPF, endereço e nome. Essa planilha além de ser encaminhada para o e-Sus é também encaminhada para o Ministério Público, a Defensoria Pública e para a Assessora Jurídica Adriana Levone, tendo assim o controle total dos vacinados no final do dia.

Por que não está tendo vacinação na sexta-feira?

Foi nos dito que é por conta do quantitativo de vacinas e para ter tempo de planilhar tudo para os órgãos competentes já relatados acima, eles preparam tudo no início da semana, porque é incerto quando chegará vacina , ficam até as 14:00 porque não pode abrir o frasco muito tarde devido as quantidade de doses que vem em cada frasco.

Em primeira mão soubemos que amanhã dia 09 de junho, o Município de Itaperuna estará recebendo mais doses de vacinas, o que irá contribuir muito para a saída da faixa etária de 60 anos.

Vídeo autorizado pela irmã e pela profissional Mônica Rampazio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *