Saúde

MATERNIDADE DE SANTA CRUZ DA SERRA COMEMORA PRIMEIRO ANO DE FUNCIONAMENTO COM MAIS DE 24 MIL ATENDIMENTOS

Itaperuna 11 de junho de 2021

No dia 13 de junho de 2020 a Prefeitura de Duque de Caxias entregava à população a Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra. O projeto da construção da unidade de saúde foi retomado assim que o prefeito Washington Reis assumiu o mandato, em 2017. Ao completar um ano, o local se tornou referência para gestantes na Baixada Fluminense.

A Maternidade de Santa Cruz da Serra contabiliza, só neste primeiro ano de funcionamento, 3.628 partos normais e 2.006 partos cesáreas, totalizando 5.634 nascimentos. Os números de serviços prestados também superaram as expectativas, contabilizando 24.513 atendimentos e 6.359 internações.

A unidade materno infantil da rede municipal de saúde de Duque de Caxias funciona em regime de plantão de 24 horas, atendendo mulheres com gravidez de risco habitual, com equipamentos modernos e profissionais especializados. A unidade possui centro cirúrgico, ambientes de recuperação pós anestésica (RPA), 12 enfermarias com seis leitos cada, uma enfermaria com cinco leitos, e mais três de isolamento, totalizando 80 leitos. Todos os espaços contam com climatização e área para acompanhantes. Na unidade, as gestantes podem contar com um Centro de Parto Normal (CPN) com oito PPPs (unidades de Pré Parto e Puerpério), que são quartos individuais e com privacidade, e também com lactário, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social e laboratório de análises clínicas. No acolhimento, as mães contam com cardiotocografia e classificação de risco.

Parto Humanizado: Um diferencial da Maternidade
Um diferencial da Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra é o parto humanizado. Mesmo durante a pandemia da Covid-19, em que as unidades de saúde passam por diversas restrições, a direção da Maternidade de Santa Cruz da Serra vem garantindo a presença do acompanhante na hora do parto e que as mães e os bebês não sejam separados em nenhum momento durante o processo. Trata-se de um conjunto de boas práticas adotadas para que o momento do parto seja menos doloroso para a mãe e o bebê, e mais participativo para o pai. Por meio de diversos recursos, a unidade proporciona às gestantes e aos bebês, mais conforto e segurança neste momento tão especial.
A unidade adotou ainda o projeto Árvore da Vida, uma iniciativa que conta com a participação da equipe de enfermagem obstétrica. A placenta é carimbada em uma folha de papel acompanhada de um breve histórico do parto e dados do recém-nascido. Uma recordação carinhosa do nascimento e que já se tornou uma referência do trabalho.

A Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra está localizada na Avenida Automóvel Clube, 275, em Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *