Mangaratiba é a 1ª cidade do RJ a autorizar guardas municipais portarem armas de fogo

Itaperuna 22 de junho de 2021

Projeto da prefeitura foi aprovado na Câmara de Vereadores da cidade nesta manhã.

Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro, aprovou um projeto que autoriza a Guarda Municipal (GM) da cidade a usar armas de fogo. A votação na Câmara de Vereadores foi na manhã desta terça-feira (22).

Segundo informações da prefeitura, com a mudança os guardas de Mangaratiba serão os primeiros do Estado do Rio a terem porte legal de arma de fogo, por meio de convênio com a Polícia Federal.

“Teremos uma Guarda mais independente, efetiva e que vai reforçar o trabalho integrado e de inteligência, que já desempenha com as forças de segurança nacionais e estaduais”, afirmou o prefeito Alan Campos da Costa, o Alan Bombeiro.

O projeto que propôs armar a Guarda do município foi proposto pela prefeitura, e tinha como meta mudar a Lei Orgânica do Município e a categoria dos guardas, que agora passam a andar armados.

Mangaratiba tem, ao todo, os 202 agentes da GM que deverão ser treinados pela Polícia Federal (PF) para portarem as armas.

O Secretário de Segurança e Trânsito de Mangaratiba, Norberto Marques, disse que a aprovação da proposta é um marco histórico para o município e um avanço para as ações de segurança.

“Armar a Guarda vai dar mais legitimidade para o trabalho da instituição, que passará a atuar de forma mais independente”, afirmou o secretário.

Parceria com a PF

Para armar os agentes, a prefeitura do município informou que foi firmada uma parceria com a Polícia Federal. A corporação deverá conduzir um curso de 600 horas para os guardas.

Segundo as informações, o treinamento vai incluir parte teórica e prática, incluindo o curso de tiro. Antes de pegarem nas armas, os guardas vão precisar aprovados na formação.

Vale lembrar que recentemente foi criada a Ouvidoria e a Corregedoria da Guarda Municipal de Mangaratiba, que são instrumentos indispensáveis para a efetivação do projeto.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *