Hospital do Câncer de Muriaé é contemplado pelo SUS a oferecer Laringe Eletrônica aos pacientes laringectomizados

Itaperuna 31 de maio de 2021

HCM não mediu esforços para disponibilizar gratuitamente Laringes Eletrônicas, após inserção do aparelho na tabela do SUS em janeiro de 2021.

O Hospital do Câncer de Muriaé (HCM) alcançou um avanço significativo na história do SUS ao receber na sexta-feira (28) Laringes Eletrônicas, aparelho utilizado para favorecer a comunicação dos pacientes que passam por cirurgias e que precisam de reabilitação vocal.

Pacientes que apresentam câncer avançado em laringe ou região próxima podem ser submetidos à cirurgia de laringectomia total, na qual a laringe é retirada e, consequente, acontece a perda da voz.

Camila Almeida, Fonoaudióloga do HCM, explica que existem três métodos utilizados no processo de reabilitação da voz, sendo a Laringe Eletrônica um aparelho de fácil aprendizagem e permite que o paciente volte a falar a partir da produção de vibração do aparelho, que é transmitida através dos tecidos externos do pescoço ou bochecha.

O uso do aparelho gera uma vocalização robotizada, mas compreensível. E permite ao paciente voltar a se comunicar em uma conversa ou falando ao telefone, por exemplo, sem nenhuma dificuldade.

O equipamento é comercializado em média por R$ 2mil. No entanto, agora, o Hospital do Câncer de Muriaé (HCM) conseguiu ser um dos primeiros hospitais a disponibilizar as Laringes Eletrônicas, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG) esteve à frente da luta para a inserção do aparelho na tabela do SUS por anos e a aprovação foi conquistada em janeiro de 2021. Após essa conquista, o Hospital do Câncer de Muriaé não mediu esforços para conseguir disponibilizar aos pacientes as Laringes Eletrônicas, o mais rápido possível. Com muito trabalho e dedicação, elas agora estão disponíveis.

Ainda segundo a ACBG, anualmente são acometidos por câncer de laringe cerca de 7.350 cidadãos, sendo 6.360 homens e 990 mulheres. Portanto, a medida beneficiará centenas de pessoas para que possam voltar a se comunicar.

One thought on “Hospital do Câncer de Muriaé é contemplado pelo SUS a oferecer Laringe Eletrônica aos pacientes laringectomizados

  • maio 31, 2021 em 4:48 pm
    Permalink

    Políticos em Minas ainda são melhores que do resto do país!
    Hospital oferece dignidade!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *