Ladrões de alegria

Por Dr. José Fernandes Vilas

Itaperuna 10 de fevereiro de 2021

Esse tema de hoje é daqueles que levam você a outro patamar de vida.

Prepare-se, que hoje tem virada nessa sua história! Mas primeiro me diga: você está alegre hoje? Ou triste? Agora me diga também: esse sentimento aí veio de você ou foi alguém que te deixou assim?


É aqui que começa a nossa conversa. Os ladrões da alegria são aquelas pessoas que chegam perto de você, te veem sorrido e pronto: já se sentem frustradas. E pense no motivo? Porque quem está alegre é você e não elas.

Aí o que você faz: para não constranger a pessoa, você fica triste também. Isso sim é o que podemos chamar de uma roubada!


Quando você vê, quem está triste é você. E o que acontece? A pessoa fica alegre, porque agora ela está alegre só de te ver triste. Eu sei que parece louco. Mas é assim.

Os ladrões da alegria são coisas que tiram de você o prazer do momento.
Pense que você comprou uma roupa linda para passar o reveillon e alguém te diz, “É, usa bastante no reveillon, porque depois de comer tanto essa roupa já não vai entrar mais!”


Você ri? Mas eu estou falando sério! Os ladrões da alegria são aqueles seres que circundam você e diminuem o valor do seu sucesso, da sua conquista, do seu sorriso. Você pode achar que são invejosos, mas não são não. São pessoas que não sabem lidar com o sucesso ou a felicidade dos outros.


Agora imagine isso no casamento: o homem é demitido e a mulher é promovida. Oi? E agora? Será que ele é maduro para dizer, “olha, amor, que bom que você foi promovida. Tenho muito orgulho de você, minha querida. Conta comigo, ora por mim, para eu logo logo estar comemorando também.”


Sabe aquela festa de aniversário que a pessoa bate parabéns bem fraquinho, sai séria na foto, mal disfarçando a frustração, porque no aniversário dela não teve bolo, e agora você está com muitos amigos à volta celebrando? Pois é. Ladrão de alegria.


Entre irmãos: o irmão passa de ano e o outro não. O irmão ganha um brinquedo e o outro não. Família que tem só menino e fica deslumbrado quando nasce uma menina, ou o contrário. Percebe que a raiz desse roubo da alegria é a frustração?
Então vou te contar um segredo: pense um pouco se você está triste por alguma coisa que fizeram assim com você. Será que tem gente minando a sua alegria, a sua conquista na vida? Detalhe: a pessoa faz isso sem perceber, ela é bem intencionada, não quer que você se decepcione como ela!


É um equívoco enorme. Vamos cortar isso da nossa vida. Celebre a vitória dos outros, diga, “Vai dar certo! Que demais! Conte comigo, estou torcendo, estou junto nessa!”
Se você não pode ajudar, não atrapalhe a felicidade dos outros.
Fórmula prática, não? Mas prática mesmo tem que ser sua atitude. Tem gente que não consegue falar palavras de incentivo: obrigado, por favor, ficou ótimo, agradeço. Simplesmente não consegue. É a raiz da frustração, do azedume. E isso adoece a mente, porque a tristeza guardada é pior que chiclete que gruda, e apodrece.
Não fomos feitos para sermos tristes, e sim, alegres e felizes. “Alegrem-se comigo”, Paulo disse aos Filipenses, depois você olha lá, Filipenses 2:18.
A alegria cura doenças. Há grupos se vestem de palhaço e visitam hospitais para fazer crianças com câncer rirem e brincarem, e isso ajuda no tratamento. Imagine você, quantas pessoas podem estar tirando de você a oportunidade de rir de si mesmo, rir dos próprios erros, levar na esportiva, ser bem humorado. Não confunda isso com ser inconveniente, não é isso que estou dizendo, a pessoa ser o engraçadinho o tempo todo, nada disso. Estou falando de alegria no coração.


Então, sai pra lá, ladrão de alegria! Me deixa ser feliz, porque a felicidade é uma decisão, não é uma emoção. E sabe como se consegue? Praticando a gratidão, praticando o reconhecimento.


Olha só você, me assistindo agora. Tantas pessoas vivendo situações muito terríveis e precisando de uma palavra, e aí está você, recebendo essa palavra aqui: aprenda a ser feliz hoje.


Talvez você diga, “ah eu até queria isso, mas já fui roubada da minha alegria faz tempo!” A pessoa pode ter perdido alguém, até por óbito mesmo. Eu quero te dar um incentivo hoje: a alegria é um dom que se renova.
Alegria é um dom, sabia? Você não se esforça para ser alegre, você abre o coração para receber a alegria, ela brota, igual planta. Sabe a planta? Você coloca lá uma dose de água no período certo e um belo dia, “tcharãn”, nasce aquela planta.
É isso que Deus tem para você. Se algo ou alguém roubou a sua alegria, me diga: o que tem aí, na sua vida agora mesmo, que você pode ser grato a Deus? Pois esse primeiro passo é a sementinha da alegria.
A gratidão é a semente da alegria. A ingratidão traz tristeza ao coração.


Como vai ser?
Paulo escreveu um texto tão pequeno, que resume muito, em uma carta para a igreja na cidade de Colossos. Ele diz, simplesmente: “Sede agradecidos”, está em Colossenses 3:15, depois você dá uma olhada. Olha que simples.
Comece por aí. E tem mais um texto muito interessante na Bíblia, quando Paulo escreveu para os romanos, escute esse, em Romanos 12:12: “Alegrai-vos na esperança”. Repare que você se alegra na esperança, não é ser um bobo alegre, rindo por tudo, não é isso. É uma alegria aqui dentro, serena, de quem sabe o Deus que tem, e que Ele quer que você não seja mais roubado em sua alegria.
Então, lembrando: comece agradecendo, e coloque uma senha nesse acesso ao seu coração aí. Não deixe qualquer pessoa entrar e já diminuir sua alegria. Avalie bem isso.
Agora é com você. O que tem para agradecer agora?
Faça sua experiência, e depois me conte como foi essa mudança no coração.

Um abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *