Vamos falar de Gente parte 2
Hoje vamos falar sobre os Reis do Nordeste.
Duas figuras que viraram lendas no Nordeste brasileiro:
Padre Cícero
Milhares de romeiros vão até Juazeiro, no Ceará, prestar uma homenagem ao padre Cícero Romão Batista, o Padim Ciço, enterrado ali em julho de 1934.
Ele conquistou a fama de de milagreiro, o que lhe valeu a suspensão de suas ondens religiosas, em 1897.
Ao ser proibido d e ministrar os sacramentos e rezar a missa, padre Cícero sai da vida religiosa e destacou-se na Política. Elegeu-se deputado estadual, deputado federal e, depois , vice-presidente de Pernambuco.
Padre Cícero nasceu na cidade de Crato, também no Ceará, em março de 1844.
Lampião
Virgulino Ferreira da Silva nasceu em Pernambuco, no ano de 1900. Dizem que ganho o apelido de Lampião depois de um tiroteio – o cano de seu rifle, em brasa, lembrou a luz de um lampião. Era chamado também de Rei do cangaço e recebeu a patente de “capitão”, em 1926, do padre Cícero. Certa vez matou uma boiada inteira e torturou até a morte o dono dos 120 bois . Perseguido, viu três de seus irmãos morrerem em combate e foi ferido seis vezes. Maria bonitaera a sua esposa. Tiveram uma filha, Expedita.
Lampião morreu no dia 28 de julho de 1938, numa fazenda de Sergipe, Ele e mais dez cangaceiros, incluindo Maria Bonita, foram vítimas de uma emboscada de uma tropa de polícia de Alagoas. O combate durou somente dez minutos. Todos os cangaceiros tiveram suas cabeças cortadas.