Co-dependência Emocional e Afetiva.Quais os fatores principais para o seu surgimento?
A co-dependência emocional e afetiva é gerada na infância, e um dos principais fatores para o surgimento é quando o indivíduo é vítima de violência física e psicológica, rejeição, desprezo, humilhações, desdém dos pais, etc.
A criança ainda inocente não entende o motivo de não ser amada, ou pelo menos não se sente amada, e passa grande parte de sua vida tentando agradar os pais.
Esses fatores geram na criança a sensação de inabilidade, acredita que nada que faça tem valor ou faz tudo errado e desse modo faz tudo o que estiver ao seu alcance em busca de aprovação.
Essa criança cresce com autoestima baixa, sentindo-se incapaz de realizar algo bom, e a insegurança se torna sua principal companheira.
Quando entra na fase adulta, acredita ser essa forma de vida algo natural pois foi assim que viveu toda a infância e juventude e esse comportamento se torna padrão nos relacionamentos em geral.
O Indivíduo vive em busca de aprovação, sente tremenda dificuldade em dizer não, se submete à situações inaceitáveis e humilhantes, pois acredita que assim será amado.
Ao encontrar a pessoa que pensa ser seu grande amor, o co-dependente passa à ter cuidado excessivo e se anula para agradar o outro, e assim se torna vítima em potencial do abusador.
E toda essa situação ocorre porque a vítima co-dependente, acostumou a viver em busca de migalhas de amor, correndo sempre atrás de pessoas inacessíveis e frias, e ao receber o mínimo de atenção em troca de muito sofrimento, a vítima se sente satisfeita pois não se acha digna de receber nada melhor que isso.
Escrito por:
Edna Rodrigues da Silva
Psicóloga Clínica CRP:06/117197
Atendimento on line
Whatsapp 11 97445-9026